Pawn Stars e o Museu de Arte Islâmica

Pawn Stars

Foto do site history.com, créditos Joey L.

Tem um programa que eu gosto muito de assistir no History Channel chamado Pawn Stars. É sobre uns caras que tem uma loja de antiguidades e como eles negociam as coisas que aparecem por lá. Eles sabem muito sobre história e de que época é cada coisa e, quando eles não sabem, chamam uns especialistas no assunto. É muito bom, vale a pena assistir.

Antes de ir pra Malásia eu assisti ao episódio 8 da temporada 2, chamado “Secret Santa”, na qual uma mulher aparecia com uma espécie de machado que ela achava que era do século XV. O cara da loja dá uma olhada e já fala que o objeto é indiano pelos desenhos e tal, e que não devia ser tão antigo. Depois, ele chama um especialista que reafirma o que o dono da loja já tinha imaginado: era um machado da região da Índia do século XVIII / XIX. A mulher ficou desapontada de não ser do século XV (!!!) e resolveu não vender por meros 500 dólares, pois ela esperava conseguir 5 mil.

Então lá estava eu passeando pelo Museu de Arte Islâmica da Malásia, em Kuala Lumpur, quando vi um machado muito parecido com o da televisão e, realmente, o cara tinha acertado na mosca. Era o mesmo estilo de desenho, mesmo formato do machado, cabo, tudo e era realmente da Índia do século XIX.

Placa - Museu de Arte Islâmica

Não tem foto porque lá dentro não pode tirar foto :(

Agora fico imaginando que eu não pude nem tirar foto e a mulher que apareceu no Pawn Stars tem um desses na casa dela!

This entry was posted in Kuala Lumpur, Malásia, Museu and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>